...
hope your road is a long one,
full of adventure, full of discovery. From: Ithaka (Konstantinos Kaváfis)


sexta-feira, 8 de julho de 2011

6ª Etapa – No paraíso dos “Ski Resorts”: Rota “light” de “Val d`Isère” até “Chamonix”.




“Val d`Isère” é um famoso “ski resort” que começou a ser desenvolvido nos anos 30, anteriores à 2ª Guerra Mundial, e sediou algumas provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992. Seu florescimento deu-se a partir da construção, em 1937, da estrada que liga “Bourg St. Maurice” com a Itália, passando pelo “Col de l`Iseran” (esta estrada – D902 - até hoje só está aberta nos meses de verão).

Entre “Val d`Isère” e outro resort vizinho chamado “Tignes” está localizado o “Espaço Killy”, considerado uma das mais bela áreas para esqui alpino da Europa, com 300 km de pistas em uma área de 10.000 hectares.


Partindo de Val d`Isère.


A moda de "burkas" está proibida na França, não é meninas?


Hotel em Val d`Isère.



O primeiro local de destaque do dia foi o “Col du Petit San Bernard – 2.188 msnm”, que hoje é cruzado usando-se as rodovias D1090 na França e S26 na Itália. A caminho do “col” uma breve parada na vila de La Rosière (outro ski resort).

La Rosière - Homenagem aos cães da raça "São Bernardo".


La Rosière.



O “Col du Petit Saint Bernard” - em francês - ou “Colle del Piccolo San Bernardo” - em italiano - é um passo que une a França (Savoia) com a Itália (Vale de Aosta,) ao sul do maciço do “Mont Blanc” (o mais alto pico dos Alpes, com 4.810 msnm). Este passo é conhecido desde antes do Império Romano e foi, no decorrer dos séculos, utilizado para comércio, peregrinação e fins militares.



Monumento à São Bernardo, chegando ao Col pela França em direção à Itália.


São Bernardo.

Saint Bernard of Menthon (Bernard of Montjoux) 923 DC - 1008 DC.






O passo é denominado de “Pequeno São Bernardo” em homenagem à “São Bernardo de Menthon (Bernard of Montjoux)”, que devotou a sua vida à conversão de pagãos nas regiões alpinas da Savoia (França) e Aosta (Itália). Existe, também, um passo do “Grande São Bernardo”, que liga a Itália com a Suíça, e é um dos mais antigos passos alpinos – conhecido desde a “Idade do Bronze”.


Nestes passos existem “ospizios” - que são espécies de albergues - fundados por ordem de “São Bernardo” a mais de 1.000 anos atrás e mantidos desde então por monges católicos que, com o auxílio de cães, resgatavam viajantes em perigo nas montanhas. Estes cães deram origem à raça “São Bernardo”.



Pintura do inglês John Emms (1844 - 1912), que mostra um monge com dois cães de resgate.






Atual "Ospizio" do "Petit Saint Bernard".




Atual "Ospizio".


Não, não é uma residente...




Após as fotos para "prova do feito", tomamos o rumo da Itália, Vale de Aosta.



+ 1, Done!!!

A região do "col" é uma importante área arqueológica, com sítios que  datam da "Idade do Ferro" - como o círculo de pedras com diâmetro de 72 m cortado pela rodovia, possivelmente um local cerimonial para a cultura "Tarentaisiana" - e uma coluna romana em homenagem a "Jupiter" (hoje esta coluna, feita de mármore travertino, serve de base para uma imagem de "São Bernardo").


Coluna romana usada como base para imagem de "São Bernardo".

E agora, para onde???


Iniciando a descida no lado italiano.

Uma das primeiras vistas do maciço do "Mont Blanc".

É para a esquerda...é para a esquerda...é para a esquerda!!!

Maciço do "Mont Blanc".


Pretendíamos chegar cedo à Chamonix e fazer o passeio de teleférico até a o “Aiguille du Midi” (3.842 msnm). Assim resolvemos fazer só o “Col du Petit San Bernard” até o Vale de Aosta (Itália) e de lá, através do túnel sob o “Mont Blanc”, cruzar até Chamonix. Este túnel tem 11,6 km de extensão e liga Courmayeur (Itália) com Chamonix / Mont Blanc (França). Tem regras rígidas de trânsito no seu interior: velocidade entre a mínima de 50 km/h e a máxima de 70 km/h; distância mínima entre os veículos de 150 m; “proibido ultrapassar”; etc. Tudo isso fiscalizado por câmaras de vídeo e radares de velocidade a cada 300 m. Adivinhem o que aconteceu? Dois integrantes do grupo acharam que a velocidade do carro que trafegava à frente era muito baixa, resolveram ultrapassá-lo. Aí veio uma multinha sem recurso. Mas isso é para mais tarde, no “Tales of the Ride”.



Aguardando a abertura do teleférico para subir até "Aiguille du Midi", no maçico do "Mont Blanc".


Chamonix vista do teleférico do "Aiguille du Midi".


Chamonix - um pouco mais acima, a caminho do "Aiguille du Midi".


Maçico do "Mont Blanc", do teleférico.


Meninas no "Aiguille du Midi" (3.842 msnm).

"Aiguille du Midi" (3.842 msnm) - alguém estava incomodado com a altitude...



Chamonix.

"Aiguille du Midi" (3.842 msnm) vista a partir de Chamonix.


Pintura em Chamonix (representa guias de montanha).


Hotel em Chamonix.


Igreja em Chamonix.


Comandante WK em recital no hotel de Chamonix.

Um comentário:

Raquel M. Biesuz disse...

...as fotos não conseguem transmitir as emoções de estar e vizualizar lugares tão lindos ...