Em 1909 o Touring Clube da França lançou a construção da “Rota dos Grandes Alpes”, que foi desenvolvida ao longo de vários anos do Século XX, com interrupção por conta da Ia. Guerra Mundial que conflagrou a Europa entre 1914 e 1918. Na essência é um conjunto de estradas turísticas que ligam o Lago Léman, na Suíça, com a cidade de Menton, na costa Mediterrânea da França (Côte d`Azur – Costa Azul). Estende-se por aproximadamente 700 km e inclui 16 “passos” de alta montanha, 6 deles com mais de 2.000 msnm. Só é acessível na sua extensão total entre os meses de junho e novembro em função da neve acumulada nos altos passos. Na época da sua construção serviu para tirar do isolamento um número expressivo de vilarejos alpinos e estimulou o desenvolvimento de vales isolados através de atividades turísticas.
Atualmente é muito procurada para o turismo, sendo considerada por muitos motociclistas como um dos melhores roteiros para passeios de moto na Europa, principalmente em função da beleza das suas paisagens alpinas e da sinuosidade das suas estradas.
Em nosso roteiro usaremos a “Rota dos Grandes Alpes” como orientação básica para a nossa escalada do Mediterrâneo para a Suíça, percorrendo quase toda a sua extensão, a menos de um providencial desvio para a região da Provence (França) para visitarmos a região do “Gorges du Verdon” (Canyon do Rio Verdon), assunto para um outro “post”.
Um comentário:
Caro Hepp,
É tudo asfalto.
Veja o site www.grande-traversee-alpes.com
abs,
julio
Postar um comentário