Preparem-se para um dia de: curvas... muitas curvas; grampos (hairpins)... muitos grampos; subidas... muitas subidas (e como tudo que sobe, desce); descidas... muitas descidas. É o dia que faremos a travessia do mais alto passo motorizável dos Alpes – “Col de l`Iseran” (2.770 msnm), localizado na França, no Departamento de Savoie, no limite Norte do Parque Nacional “la Vanoise”.
Mas o “Col de l`Iseran” não é a única atração do dia, pelo contrário. Merece um destaque especial o trecho programado entre a vila de “Sestriere” e a cidade de “Susa”. Aqui começa um pequeno desafio para os mais aventureiros: 47 km de estradas alpinas de terra, passando pelo “Colle dell`Assietta” (colle = morro, colina) – 2.472 msnm e “Colle delle Finestre” – 2.176 msnm. Esta estrada turística foi utilizada no “Giro d`Italia” 2005, a mais importante competição ciclística italiana.
Sestriere - Susa |
- “Se dá para ir de bicicleta, dá para ir de moto”, assim falou “Galo Véio” (Mestre na arte de andar de moto) ao ser apresentado ao desafio.
Colle della Assietta |
Colle della Assietta |
Colle della Assietta |
Colle della Assietta |
Colle delle Finestre |
Esta estrada foi construída por volta de 1700 para dar acesso ao Forte de Fenestrelle, a principal construção militar da região do Piemonte. É considerada rota obrigatória para o moto-turismo de aventura pela bela paisagem de montanha e a rusticidade do seu ambiente. Vários motociclistas “não europeus” que a percorreram consideraram este trecho como um dos mais interessantes das suas viagens. Porém, sempre há uma alternativa: para os que não aceitarem este pequeno desafio a rota principal e asfaltada usa a rodovia S24 até “Susa”, ponto de encontro para reagrupamento. Vale reforçar que este trecho não apresenta qualquer dificuldade técnica além das curvas acentuadas e do piso não pavimentado, sendo trafegável por qualquer moto de turismo.
Embora este trecho italiano esteja fora da “Rota dos Grandes Alpes” - que é uma iniciativa francesa para estimular o turismo nos seus vales alpinos interioranos - ele possibilita a travessia dos “Colles” citados anteriormente. Voltando à “Rota dos Grandes Alpes”, entrando novamente em território francês, vamos cruzar o “Col du Mont Cenis” (2.084 msnm), próximo ao Lago de mesmo nome. Estamos agora no entorno de mais um parque francês (lembrem-se de que no trecho anterior cruzamos o Parque do “Mercantour”), o Parque Nacional de “la Vanoise”. Só alguns pequenos detalhes deste Parque: foi o primeiro parque francês a ser criado, em 1963 (tarde, não), e cobre um território de aproximadamente 528 km2 (o Parque propriamente dito - se somarmos as áreas protegidas do seu entorno fica com quase 2.000 km2); as altitudes do Parque variam de 1.280 msnm até o seu ponto culminante – “La Grande Casse” – com 3.855 msnm; faz limite com a Itália e seu congênere italiano o Parque Nacional do “Gran Paradiso”. No seu limite Norte cruzaremos o “Col de l`Iseran”.
Col de l`Iseran |
Será um dia exaustivo. Após o “l`Iseran” teremos ainda mais 2 passos alpinos para cruzar até chegar na Suíça: o “Petit St-Bernard” (2.188 msnm), entre a França e a Itália, e o “Grand St-Bernard” (2.496 msnm) entre a Itália e a Suiça.
O “Petit St-Bernard” conecta o Departamento da Savoia (França) com o Vale de Aosta (Italia) ao Sul do “Mont Blanc”, ponto culminante dos Alpes com 4.810 msnm.